MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Agricultores de Mercedes aproveitam o tempo bom e intensificam a colheita da soja e o plantio do milho

Em geral, sojicultores avaliam de forma positiva os resultados da cultura. Mas, em algumas áreas, mais de 50% do esperado foi perdido com a seca

08/02/2023 às 18:11 1.554 visualizações
Agricultores de Mercedes aproveitam o tempo bom e intensificam a colheita da soja e o plantio do milho

A movimentação de máquinas agrícolas é intensa em Mercedes. Agricultores aproveitam a semana de tempo bom para realizarem a colheita da soja 2022/2023 e o plantio do milho segunda safra. Em geral, sojicultores avaliam de forma positiva os resultados da cultura, com médias de 130 sacas por alqueire. Entretanto, em algumas áreas, mais de 50% do esperado para ser colhido, foi perdido com a estiagem enfrentada pela cultura.

Ao avaliar a colheita, o Gerente da Unidade Copagril Mercedes, Agrônomo Adilson Eger, diz que os resultados estão sendo satisfatórios. “Estamos concluindo uma safra que veio com a mesma preocupação do ano passado, quando praticamente se perdeu tudo com a seca. Tínhamos previsões climáticas não tão favoráveis para esta cultura. Tivemos perca, sim. Mas os resultados estão sendo bons”, avalia.

O principal problema enfrentado por alguns sojicultores do Município foi em ralação as chuvas extremamente localizadas, fazendo com que em algumas áreas mais da metade da soja se perdesse, como é o caso de terras cultivada pela família da Agrônoma, Sara Zancanella. “Nós tivemos áreas que perdemos mais de 50% da soja com a seca”, disse.

Se no final de 2022 algumas áreas enfrentaram estiagens, na metade do ano passado o problema foi o oposto: às fortes chuvas. “Quando tivemos este problema, de imediato montamos uma força tarefa para intensificar às reformas e construções de basões. Conseguimos fazer mais de 80 mil metros lineares de basões, o que, auxiliou os produtores mercedenses a terem melhores resultados na colheita da soja”, explicou o Secretário de Agricultura, Jairo Mohr.

PLANTIO

Com a retirada da soja das lavouras, imediatamente produtores aproveitam o tempo bom e as previsões de chuvas para a próxima semana, para realizarem o plantio do milho segunda safra.

“A gente tem uma expectativa muito boa. Iniciamos o plantio cedo e se as condições climáticas ajudarem, teremos uma ótima colheita do milho safrinha”, enaltece Sara Zancanella.

Por ainda ser início de fevereiro, a avaliação é de que agora é uma época muito boa para o plantio do milho, evitando com que a cultura enfrente problemas relacionados ao inverno. “Nós estamos dentro de um ótimo período para o plantio. Evitamos o risco de perder milho para a geada. Além do mais, a cultura inicia com uma temperatura mais alta, encurtando o ciclo do milho”, explica Adilson Eger.

 Assista ao vídeo, através do link: https://www.facebook.com/municipiodemercedes/videos/628056589031007 

Compartilhar:
31/01/2026 às 09:12
Abertura da Copa Alfa ocorreu na sexta-feira e marcou o início das disputas
30/01/2026 às 16:04
Nesta sexta (30), equipes aplicam massa asfáltica e preparam implantação de calçada no acesso ao Clube Grêmio
29/01/2026 às 13:44
Abertura da Copa Alfa será no Ginásio Elvio Frey, com desfile das equipes e dois jogos
29/01/2026 às 08:27
Atividade incentivou a reflexão e o cuidado com a saúde mental
Município de Mercedes
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-100
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
Telefone (45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br