Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Secretaria de Educação e Cultura

Responsável: Gilson Backes

Telefone: (45) 3256-8015

E-mail: gilson.backes75@hotmail.com

Sobre a secretaria
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem se constituído no órgão gestor responsável em executar todas as atividades relativas à administração da Rede Municipal de Educação e das atividades artístico culturais desenvolvidas pela Casa da Cultura e Biblioteca Cidadã “Saber sem Fronteiras”. 
 
Assegurando uma educação que garanta o acesso e a permanência com sucesso da demanda escolar na sala de aula, o trabalho é desencadeado em consonância com os sistemas Estadual e Federal de Educação, no cumprimento das Leis, metas e garantia de recursos.
 
O funcionamento eficaz das escolas é meta das ações que norteiam o trabalho dos profissionais vinculados a Secretaria de Educação e Cultura, aos quais é assegurado o estímulo ao aperfeiçoamento pessoal, de recursos materiais e de todo um fazer pedagógico que se executa no ambiente de aprendizagem.
 
Gilson Backes – Secretário de Educação e Cultura. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Pós-Graduado em Educação do Campo - Latu Sensu – Faculdade de Educação São Braz. Mestre em História – Stricto Sensu – UNIOESTE – pela linha de pesquisa Práticas Culturais e Identidades.
 
Kiara Baasch Mensch - Coordenadora Pedagógica da Educação Básica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense UNIPAR. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Latu Sensu – UNIPAR. Orientadora de Estudos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa; Coordenadora Municipal e Assessora do Programa A União Faz a Vida; Assessora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental no município; Coordenadora do Programa Mais Educação. 
 
Janete Maria Bayer - Coordenadora Pedagógica da Educação Básica. Técnica do PAR Municipal; Coordenadora Local do PNAIC; Coordenadora do PAA; Coordenadora Municipal do PBF da Educação. Graduada em Pedagogia pela UNIPAR. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar - Latu Sensu - Unipar; Especialista em Educação Especial - Latu Sensu - ESAP e Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Latu Sensu – Faculdade de Educação São Braz.
 
Sidiane Weiss - Chefe de Divisão. Responsável pela merenda escolar. Licenciada em Letras/Espanhol pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela FAPI - Faculdade de Pinhais.
LEIA MAIS
Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Mercedes, inaugurada no dia 26 de março de 2004, é um espaço para aulas de música (violão, viola, violino, teclado, flauta, percussão, musicalização, fanfarra); de dança (balé, expressão corporal, dança contemporânea); e de teatro, além de oferecer a comunidade um auditório com capacidade para 280 lugares.
 
Localizada na Rua Osvaldo Cruz, nº 677, a Casa da Cultura de Mercedes, que possui 780,35m², tem por objetivo atender crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos nas diversas formas de arte, com oficinas ofertadas gratuitamente, além de propiciar para toda a comunidade o contato com espetáculos locais e da região, trazidos para o palco da Casa da Cultura.
 
Os atendimentos das oficinas culturais no município a cada ano estão sendo ampliados, sem deixar de lado a qualidade e o compromisso com a comunidade mercedense. No ano de 2014 eram 320 atendimentos semanais; em 2015 contabilizaram 440; e em 2016 o ano encerrou com 496 atendimentos semanais, nos quais os professores também atendem os contra turnos das escolas do município em parceria com Esporte, Cras e Projeto Piá.
 
Sob direção da Professora Vaniela Djane Marcon da Silva, desde o ano de 2013, o Departamento de Cultura (que faz parte da Secretaria de Educação e Cultura) promove eventos tradicionais no município, como: Noites Culturais; Encontro de Danças e de Corais; Espetáculos de balé; Auto de Natal; Auto de Páscoa; Apresentações natalinas no comércio local; Shows Musicais; Festivais da Canção; Aulas Abertas; Concurso de Decoração Natalina; Concurso de Fotografia; Concurso de Miss Mercedes; entre outros, todos com o objetivo de promover e divulgar a cultura no município de Mercedes e região.
 
Os professores que atendem aos alunos na casa são Elerson Dorner; Ivete Rambo; Neuza Leandro; Renati Grützmann; e Victor Camargo, além de contar com a colaboradora Giane Wiggers.
 
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
08:00 – 12:00
13:30 – 17:30
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br