Estratégia Saúde da Família apresenta Teatro Educativo de Prevenção a Dengue nas Escolas de Mercedes

08/11/2019 11:26
Os alunos das Escolas Municipais Tiradentes, Cantinho Feliz, Caetano Munhoz da Rocha e a José de Alencar de Mercedes receberam nos dias 28 e 29 de outubro as atividades do Projeto “Mosquito na Minha Casa Não”.

Com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da Equipe Saúde da Família (ESF), por meio das Agentes Comunitárias de Saúde “ACS” e os Agentes no Controle das Endemias “ACES”.

Integrando as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) foi apresentado o teatro intitulado como “Xô Dengue”. O objetivo foi a conscientização em relação aos cuidados com a dengue devem iniciar desde a infância. Como o município passou recentemente por uma epidemia de dengue, as crianças poderam perceber a importância dos cuidados diários necessários quanto a eliminação dos criadouros, o mosquito transmissor Aedes Aegypti e os sintomas da dengue.

O espetáculo trouxe informações necessárias para a luta contra o mosquito, no qual os alunos visualizaram por meio dos personagens de fantoches que todos os anos durante o período de verão, marcado pelo calor e chuvas, aumentam a proliferação do mosquito e que basta um pouco de água parada para o desenvolvimento do vetor da dengue. Foram citados quais são os depósitos que podem acumular água e da importância da eliminação destes ficando evidente no teatro e o que acontece com quem fica doente. De forma lúdica, houve a presença do mosquitão da dengue ocasião em que foi cantada a música “Xô Dengue”.

As crianças ainda receberam um kit com uma cartilha “Vamos Combater o Aedes Aegypti Todos contra a Dengue, Febre Amarela, Zika Virus e Chikungunya” junto com uma caixa de lápis de cor, visando incentivar as crianças a preencher cruzadinhas, caça palavras e desenhos para colorir.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Arlete Martins o público infantil leva para casa a importância quanto aos cuidados de não deixar exposto nada que possa acumular água por ser um potencial criador do mosquito. “Por este fato da importância de realizar um teatro com os pequenos, conseguindo assim envolver um número grande de pessoas e famílias, junto na mudança de comportamento e consciência na prevenção da dengue em nosso município”, afirma.

Ainda neste mês de novembro estão sendo desenvolvidas ações de educação em saúde quanto a prevenção da dengue nas escolas, com o apoio de material didático (flip-charp) sobre a doença. Além disso, nos dias 04, 05, 06 e 07, ocorreu o arrastão de prevenção a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Viação e Obras.
19/04/2024 16:54