Inaugurado Centro de Triagem de Coleta Seletiva

Durante a inauguração ocorreram diversas homenagens, além da assinatura de um convênio entre o município e a Amar.
20/02/2019 15:31
O Centro de Triagem de Coleta Seletiva de Mercedes, localizado no Parque Industrial I, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (20). O local tem por objetivo receber todos os materiais possíveis de serem reciclados e reaproveitados, como plásticos, papeis, vidros e metais.

No centro de triagem também vão ser desenvolvidas oficinas de arte sustentável, de sabão utilizando o óleo de cozinha descartado nas residências e estabelecimentos comerciais, oficinas de pintura e grafite, dentre outras atividades por meio da Associação Mercedense de Agentes Recicladores (Amar).

A Amar, que conta com nove agentes recicladores, foi fundada após uma parceria firmada entre a Administração de Mercedes, Instituto Aguas Paraná, Itaipu Binacional e o Provopar Estadual, que garantiram recursos para o desenvolvimento do programa de Coleta Seletiva na ordem de R$ 1,5 milhão.

Estiveram presentes na inauguração a Prefeita Cleci Loffi, Vice-Prefeito Edson Schug, Secretário de Agricultura Sebastião Kock, Presidente da Câmara Keli Kolm, Presidente da Amar Vera Pereira, representando a Itaipu Aldemir Guerino e Vilmar Freitas, demais secretários municipais, vereadores, agentes recicladores, gestores ambientais, servidores e a população em geral.

O Centro de Triagem que foi inaugurado nesta quarta-feira é uma estrutura pré-existente, que recebeu melhorias e investimentos para que os agentes recicladores possam iniciar os trabalhos. O novo centro está em fase de projeto, com conclusão prevista para meados de abril, junto a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Nos últimos meses já foram adquiridos por das parcerias e convênios um Caminhão Coletor no valor de R$ 264 mil equipamentos para o processamento do material, como prensas, mesas de triagem e balanças eletrônicas com investimento de R$ 221 mil.

Em breve um novo cronograma de recolhimento será iniciado aumentando em um dia por semana a coleta seletiva nas residências urbanas do município, passando assim a ser realizada todas as terças e quintas feiras. A área rural também contará com a Coleta Seletiva em pelo menos uma vez por mês.

19/04/2024 10:10