Município de Mercedes e Unioeste assinam termo de cooperação técnica

A cooperação também inclui a parceria com a Incubadora Agroambiental Municipal.
08/08/2018 16:23
A Administração Municipal de Mercedes e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) celebraram na manhã desta última terça-feira (07) um termo de cooperação técnica, científica e cultural que visa o desenvolvimento e execução conjunta de ações, programas e projetos de interesse comuns.

A cooperação prevê visitas e intercâmbio de professores, técnicos, estudantes e membros das instituições para atuarem na pesquisa, ensino extensão e gestão universitária bem como conferências, painéis, seminários, constituição de grupos de trabalho e programas de curto, médio e longo prazo em diversas áreas acadêmicas.

Além do desenvolvimento de cursos de diferentes níveis e espécies para os alunos, assim como, para o corpo docente e técnico das referidas instituições, facilidade ao acesso e a pesquisa de arquivos, laboratórios e bibliotecas, cessão de espaço e realização de pesquisas e ações conjuntas.

A cooperação também inclui a parceria com a Incubadora Agroambiental Municipal que tem por meta gerar novos produtos e serviços provenientes da mata ciliar e reserva legal.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Sérgio Paulino Groff os projetos incubados são novos produtos e serviços produzidos em agroindústrias rurais. “A unidade terá dois laboratórios, um químico para extração de conservantes retirados das plantas nativas e algumas introduzidas. Conservantes esses que são usados tanto na conservação de alimentos, como também em remédios e produtos de higiene pessoal. O laboratório físico servirá tanto para gerar novos serviços do tipo processos e manejo de árvores nativas e objeto de madeira para decoração”, afirma.

O projeto incubado será escolhido por uma banca especializada e voltado para alunos de Mercedes que estão cursando faculdade. A incubadora tem custo total de R$ 2.800.000,00 sendo R$ 400.000,00 provenientes de recursos do município e R$ 2.400.000,00 oriundos do Fundo Paraná, junto a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETI).

O termo de cooperação técnica foi firmado com a presença da Prefeita Cleci Loffi e do Diretor da Unioeste Câmpus Toledo Remi Schorn também participaram o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sérgio Paulino Groff, de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Sebastião Kock e representando a Unioeste Jandir Ferrera de Lima e Gustavo Biasoli Alves.

Áudio 1 Secretário de Desenvolvimento Sérgio Paulino Groff
Áudio 2 Secretário de Desenvolvimento Sérgio Paulino Groff