Secretaria de Educação de Mariluz realizou visitas às escolas municipais de Mercedes

O Município de Mercedes tem investido constantemente em ações que possibilitam o avanço na aprendizagem dos alunos. Isso foi um dos principais motivos que levou a equipe da Secretaria de Educação do Município de Mariluz, noroeste do estado, a conhecer hoje (19), as escolas do Município. As visitas foram realizadas na Creche Passinhos do Saber, CMEI Cantinho Feliz, Escola Tiradentes, a Casa da Cultura e a Escola Municipal José de Alencar do Distrito de Três Irmãs.

Estiveram presentes a Secretária de Educação de Mariluz Eliane Herique de Oliveira, a Diretora da Escola de Educação Infantil Patrícia Brazanela, a Diretora do CMEI Ilda Monteiro e as Coordenadoras Pedagógicas Eliana Braz e Angela Paulichi. O Secretário de Educação e Cultura do Município de Mercedes Gilson Backes e as Coordenadoras Pedagógicas Kiara Baasch Mensch e Janete Maria Bayer recepcionaram e acompanharam a equipe.

Segundo a Secretária de Educação de Mariluz, Eliane Herique de Oliveira, a visita foi motivada por uma indicação do Núcleo Regional de Educação de Goioerê. “Nós tivemos o Município de Mercedes como uma referência em educação, é um dos melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, afirma. De acordo com Eliane, o que será levado de aprendizado é a estrutura dos CMEI’s. “O bosque que é construído pensado na criança que frequenta a unidade de educação infantil, o espaço da Casa da Cultura, que faz parceria com o contra turno das escolas, tudo isso são ideias que vão ajudar muito na educação do nosso Município”, explica.

IFDM e IDEB

Com base em análise de dados de 2013, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgou no ano passado a lista dos dez municípios do Paraná com os melhores resultados em educação. O Município de Mercedes ficou na 6° colocação com o IFDM em educação 0,92613, emprego e renda 0,6155 e saúde 0,9486. O IFDM Geral ficou em 0,8301. O índice variou de zero (mínimo) a um ponto (máximo).

Segundo os dados do último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, a rede municipal de ensino alcançou 6.3 pontos. Os números não só ultrapassaram a meta projetada para o mesmo período que era de 5.9 pontos, como também ultrapassou os resultados previstos para 2015 que era de 6.1 pontos.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura Gilson Backes, o município sendo referência em educação é resultado de um trabalho em equipe, de professores, diretores, servidores e dos alunos. “As avaliações nos ajudam a nortear os trabalhos, mas os avanços temos sentido no dia-a-dia, nas conquistas e principalmente, quando vemos o Município de Mercedes como uma das melhores cidades do estado em termos de educação. Para nós ser referência para outros municípios, tanto da região oeste como de outras regiões é um privilégio. Sempre buscamos fazer o melhor, seja em educação ou na área de cultura. Com certeza a equipe de Marliluz levou uma boa impressão do nosso Município”, ressalta.

23/04/2024 as 17:54
Na última semana, foram 25 novos casos